segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Fotos da Atividade Complementar





Fotos no Progarma altas horas.
Fotográfa : Michelle Andrade
Data: 12/05/2007

Casa do Pão de Queijo

Case
Estudo sobre franquias

1. O que você acha das metas de crescimento da Casa do Pão de Queijo?Elas são realistas ou não, considerando a dificuldade de fixar a marcacomo a mais representativa, em um setor cujo produto é muito parecidonas várias franquias?
Resposta:
A casa de Pão de Queijo, através da analise do texto, conseguiu ultrapassar seus planos, dobrando sua meta, aumentam as oportunidades dentro do segmento, a estratégia de crescimento, dessa empresa tem o perfil adequado para a expansão, devido à padronização de suas instalações, do seu cardápio, das suas operações e a experiência adquirida por meio dos diversos pontos de operação, espalhados pelo país. Também inovando seu mix de produtos e até mesmo internacionalizando a marca.
Sim, o que diferencia franqueadores, pode ser o preço de venda, as funções, a
utilização do tempo, a vantagem da localização,etc. Ou então, apenas a percepção que o cliente tem do produto e de seu fornecedor.
O que, um cliente espera da empresa é a satisfação e a qualidade.
Podem até se parecer, mas para sobreviverem, a concorrência têm de se diferenciar em características importantes para dominar diferentes segmentos de mercado. Vendem para clientes diferentes ou oferecem valores, serviços ou produtos diferentes.

2. Em que segmentos, geográficos e de clientes, a Casa do Pão de Queijodeve concentrar os seus esforços?
Resposta:
Deve se concentrar no snack bar, já que hoje é o segmento líder, da Casa de Pão de Queijo. E isso se deve à inovação da linha de produtos, a empresa oferece em suas lojas, além do pão de queijo, outras especialidades.
E a ampliação de suas redes, também aumenta no número de pessoas que freqüentam e consomem na loja.

3. Em sua opinião, a Casa do Pão de Queijo deve tentar adequar o seu mixde produtos às preferências de cada mercado específico em que ela atuar?Existiria um limite máximo para essa adequação, considerando-se o riscode descaracterizar a loja? O que fazem outras redes de fast-food nesseaspecto?
Resposta:
Sim, porque foca um mix de produtos que agrada consumidores dos mais variados perfis. E agindo assim a empresa estará satisfazendo o cliente, se adequando ela dará valor ao que ele deseja.
Hoje, a exigência dos clientes em relação à qualidade aumentou muito, e não dá para as empresas manterem um "padrão" de qualidade em sua produção. O sucesso de uma organização pode ser influenciado por vários fatores, e a superação das expectativas dos clientes em relação a produtos e serviços pode ser um item de grande valor em um mercado competitivo, sendo por isso necessária à cuidadosa escolha do mix de produtos, planejada para interagir adequadamente.
À amplitude do mix desses produtos, deve ser uma amplitude estreita, tendo um pequeno número de categorias. Mas não descaracteriza a loja, porque também terá a própria marca da Casa do pão de queijo.
Em outras redes o mix também é variado.

4. Que estratégias a empresa deve utilizar para penetrar os mercadosestrangeiros? Como você tentaria criar o hábito de consumo de pão dequeijo em outros países? Como você tentaria posicionar a marca "Casa doPão de Queijo"?
Resposta:
Despertar o interesse e curiosidade, por estar bem visível a frente da empresa, com faixas, banners, e até mesmo pelo nome da franquia estar representado com cores fortes, e além do acesso via estacionamento, que pode ser visualizado através de banners masters no espaço reservado para os clientes que queiram fazer suas refeições em um local mais reservado.
O reconhecimento mundial da marca se deve a um programa de marketing bem feito e elaborado à base de pesquisas científicas, fazendo com que, a empresa se firmasse como a 2ª mais admirada no ramo de fast-foods.

5. Como a Casa do Pão de Queijo deve preparar-se para controlar uma redede lojas de franquias igual a duas vezes a rede atual e que contará comlojas no exterior? Que tipos de controles você gostaria de implementarnessa rede? Como controlar, por exemplo, a qualidade dos produtos e dosserviços prestados? Como se certificar de que as taxas de franquiaspagas por cada franqueado estão corretas?
Resposta:
Usando caminhos mais adequados a serem utilizados no sentido do alcance dos objetivos, considerando os recursos disponíveis e a integração entre a organização e o ambiente. Desenvolver planos de ação. Com estratégias empresariais: Que está relacionada à forma de aproveitamento dos recursos físicos, financeiros e humanos.
Planejamento estratégico: que possibilita a definição do caminho a ser seguido pela empresa, objetivando a otimização da integração entre a empresa e o seu ambiente.
Analisando o ambiente externo, verificado oportunidades e ameaças que estão no ambiente da empresa.
Oportunidade – forças ambientais incontroláveis pela organização que podem favorecer a sua ação estratégica, desde que conhecidas e bem aproveitadas.
Ameaças – também incontroláveis, são forças ambientais que criam obstáculos à ação estratégica da organização, podendo ser evitadas se identificadas em tempo hábil.

Campanha Testemunhal


Questões do case Olympikus

1. Quais são os possíveis caminhos para a Olympikus não enfrentar as marcas internacionais?
Resposta:
A Olympikus para não enfrentar as marcas internacionais e manter sua liderança no mercado e conseguir crescer suas vendas no mercado internacional, deve criar uma identidade de marca que seja reconhecida e valorizada pelos usuários do mundo todo através de sua tecnologia esportiva, irreverência e brasilidade.
As estratégias são de aliar comportamentos com esporte e moda, que servem para ter uma personalidade diferenciada e que será agradável e conhecida por todos.
A empresa deve focar as estratégias no consumidor e esquecer um pouco a concorrência, e investir em campanhas que mostrem assuntos de relevância para o grande público e não só para esportistas, utilizando temas ligados a comportamento e atitude inovadora. Além de utilizar pessoas famosas que tenha ligação com o produto e consumidor, como Atletas, Artistas, Apresentadores, etc; de preferência que sejam conhecidos internacionalmente para que o apelo seja universal.
Sendo conhecida internacional como patrocinado também ajuda a Olympikus a manter imagem de melhor marca.
Como produtos adaptados à realidade e inspirados nos dos concorrentes. Fugir da concorrência direta e maximizar a capacidade e produtividade seria impossível, para isso a empresa estabelece preços mais baixos que os das marcas internacionais. E esse seria o diferencial da Marca Olympikus, a combinação da imagem internacional com o preço nacional. Tornando acessível a todos.
Baixando os custos e oferecendo produtos melhores que os da concorrência, inovando a linha e adequando-se ao interesse e necessidade do consumidor a Olympikus se estabiliza e continua na liderança.


2. É possível replicar a estratégia da Olympikus em outros produtos de consumo com concorrentes globais?
Resposta:
Sim. Qualquer produto de consumo que usar como estratégia a readaptação através da preferência dos seus consumidores terão sucesso.
Adequando-se ao interesse do consumidor a empresa fideliza e atrai novos consumidores.
Agindo assim a empresa passa para o público que dá importância para os interesse e necessidades deles.
E a melhor maneira de vencer a concorrência não é focar nela é ser como ela e melhor ainda mostrar que, além de ter o que ela tem, você oferece algo melhor. Para isso você deve ser o primeiro a encontrar e satisfazer a necessidade que a concorrente ainda não encontrou. E focando no que o consumidor quer, a empresa encontra uma boa estratégia para contornar a concorrente. Investir em campanhas que mostrem assuntos de relevância para público, utilizando temas ligados a comportamento. Além de utilizar pessoas que tenham ligação com o produto e consumidor, de preferência que sejam conhecidos internacionalmente para que o apelo seja universal. Assim como fez a Olympikus.


3. Caso você fosse empresário de setor calçadista, qual caminho seguiria: desenvolver marca própria ou produzir tênis com marca de terceiros?
Resposta:
Usaria marca de terceiros para ter um impulso e crescer no mercado. Usar uma marca tem seus pontos positivos e negativos.
Mas com o impulso pode ser mais fácil de conquistar um espaço.
Claro que sempre se mostrando diferente dessa marca que irá auxiliar. Destacando o nome para não ser confundido, e vista simplesmente com uma nova linha de calçados, marca que já conhecida. Buscando se firmar e conquistar o consumidor através do seu próprio nome. Para que no futuro seja reconhecido, e perder aliança com a marca de terceiros.


4. É possível ter uma marca de tênis brasileira com atuação global, como propõe a Olympikus?
Resposta:
Sim. Seguindo estratégias para crescer no mercado, mostrando que pode satisfazer a necessidade e interesses do consumidor. Isso fará a marca ser a preferência de todos.
Mostrar para o consumidor, uma imagem boa da empresa, e ter como provar qualidade em seus produtos, como a Olympikus fez quando se tornou patrocinadora oficial dos jogos Olímpicos, e fornecedora de materiais esportivos para o Comitê Olímpico Brasileiro, provando que tem qualidade e que é o melhor do mundo.
Misturando também novamente a moda com o esporte para que o produto não seja só para usar na prática de esportes mais em qualquer ocasião.

Antes e Depois


Restauração de uma peça que parecia perdida.

Trabalho de Humor

O humor é um dos recursos mais frequentes no texto Publicitário. Do mais leve ao mais mordaz, é utilizado para manter a atenção do público, com muito mais utilização em rádio e tv. Entre tanto, também aperece em anúncios de jornais e revistas.
Humor sutil e inteligente.
Fazer "graça" é uma das tarefas mais difíceis, e o risco de cair no absurdo ou mal-gosto é enorme.

domingo, 12 de agosto de 2007

Apresentado em Card

Trabalho de Estética e Cultura de Massa.
Expressionismo Abstrato.


51 dicas de Marketing
... Todo o empreendedor deveria conhecer!!!

01. O pedido mais importante que você recebe do cliente, é o segundo.
02. Em mala direta, despenda 10% do seu orçamento em teste.
03. Compreensão e adaptação à motivação e ao comportamento do cliente não é uma opção, mas uma absoluta necessidade para sobrevivência competitiva.
04. Um bom catálogo dirigido a um público qualificado, provavelmente trará uma resposta de 1%.
05. Os custos decorrentes de um pedido, do momento em que ele é feito até seu despacho, devem ser processados e levados em conta. Este custo deve ser mantido abaixo de US$ 10,00 por pedido.
06. Conheça o poder da repetição. Assegure-se de que sua mensagem é consistente.
07. Os dois erros mais comuns que as empresas cometem no uso do telefone é falhar na busca de resultados ou perseguir as coisas erradas.
08. As atividades de Marketing devem ser planejadas para aumentar lucros, não somente vendas.
09. Custa cinco vezes mais, vender a um novo cliente do que a um que já existe.
10. Vender o que seu cliente precisa, ao invés do que ele quer, pode levar a empresa à falência.
11. Não pense que a superioridade do produto, tecnologia, inovação ou tamanho da companhia, irão vender por si mesmo.
12. Não negligencie ou ignore o seu atual cliente enquanto persegue novos.
13. As pessoas não compram produtos, elas compram os benefícios e soluções que acreditam que os produtos proporcionam.
14. Qualquer campanha de mala direta custa US$ 1,25 por peça.
15. 96% dos clientes insatisfeitos com uma compra não voltam a procurar o produto.
16. 50% dos clientes que apresentam reclamações farão negócios novamente com a empresa, se as suas reclamações forem atendidas satisfatoriamente.
17. Observa-se que os clientes são mais propensos a falar de suas más experiências, do que das boas.
18. Marketing é um negócio de todos, não importando o título ou a posição na organização.
19. Propaganda exagerada pode produzir expectativas demasiadas que o produto ou serviço não poderá atender, gerando insatisfação nos clientes.
20. Procure conhecer o seu cliente preferencial - os 20% de usuários que respondem por 80% do consumo total desta classe ou categoria de produto.
21. Os resultados obtidos por contatos telefônicos, são aproximadamente seis vezes maiores do que os obtidos por mala direta.
22. As duas maneiras de garantir uma performance superior, são um excepcional cuidado com o cliente através de serviço de qualidade e inovação constantes.
23. A Regra dos Terços: Em um catálogo, um terço da mercadoria venderá muito bem, um terço venderá bem e um terço vai fracassar.
24. Planos apropriados e trabalhos de pesquisa podem reduzir significativamente os riscos de falha do marketing.
25. Existem três fundamentos para as decisões de Marketing: 1) pesquisa, 2)experiência e 3) intuição. Nenhum é completo sem o outro.
26. Os vendedores deveriam despender 25% do seu tempo no mercado, ouvindo e aprendendo de seus clientes.
27. Cerca de 90% de todos os lançamentos de produtos, ou falham ou apresentam pequeno potencial.
28. A chave de manter a fatia do mercado é o profundo e contínuo compromisso com a satisfação do cliente.
29. O contato pessoal (conversa face a face), influencia mais o comportamento do que anúncios ou outras ações conhecidas de marketing.
30. Quanto maior a informação dada visualmente, através da observação ou demonstração direta do produto, maior é o impacto na estimulação do interesse de compra.
31. Ganhar a atenção do cliente é possivelmente o maior desafio que o vendedor encontra.
32. A percepção de preço do consumidor é usualmente mais importante do que o preço real.
33. O cliente não depende de você, você é que depende do cliente.
34. Se você não está em contato com o seu cliente, alguém mais vai atrair o interesse dele.
35. Planeje a operação de negócio para a conveniência do seu cliente. Torne fácil fazer negócios com você.
36. Se seu cliente faz perguntas, seu catálogo não está cumprindo seu papel.
37. 40% das pessoas que recebem brindes podem lembrar-se do nome do anunciante por até 6 meses.
38. Os dois grandes erros em Marketing são: gastar demais e gastar de menos.
39. Lembre-se de que pequenas fatias de mercados gigantes, podem ser prósperas e lucrativas.
40. O custo de um anúncio é de US$ 350,00 para cima.
41. Em feiras de comércio um negócio qualificado custa US$ 127,00.
42. Uma mala direta com sucesso dará retorno de pelo menos 2,2 vezes o que você gastou.
43. Identifique as suas vantagens competitivas, e então focalize os seus esforços sobre elas.
44. Lembre-se sempre que é melhor prometer menos e oferecer mais.
45. É difícil gerenciar algo que não se pode medir.
46. Desenvolva estratégias de venda de repescagem: modos de vender novamente para os clientes através de atualizações, novas versões e produtos complementares.
47. Se você não pode ser o primeiro em uma categoria de produto, tente criar uma nova, para ser o primeiro nela.
48. Marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções.
49. Ache maneiras de transformar seus atuais clientes em uma força de vendas.
50. A credibilidade e persuasão de seu esforço de marketing, cresce na proporção direta da quantidade de informação específica que você fornece.
51. Trate as transações de venda não como um fim, mas como o início de um relacionamento.
Original compiled by Center of Business Innovation
Campanha p/ Motorola
Criação de um novo Anúcio. Utilizando os elementos básicos de um texto publicitário.

Alguns trabalhos de Redação Publicitária


Campanha para Natura
Anúncio institucional p/ 2008
" Dia internacional da Mulher."