segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Casa do Pão de Queijo

Case
Estudo sobre franquias

1. O que você acha das metas de crescimento da Casa do Pão de Queijo?Elas são realistas ou não, considerando a dificuldade de fixar a marcacomo a mais representativa, em um setor cujo produto é muito parecidonas várias franquias?
Resposta:
A casa de Pão de Queijo, através da analise do texto, conseguiu ultrapassar seus planos, dobrando sua meta, aumentam as oportunidades dentro do segmento, a estratégia de crescimento, dessa empresa tem o perfil adequado para a expansão, devido à padronização de suas instalações, do seu cardápio, das suas operações e a experiência adquirida por meio dos diversos pontos de operação, espalhados pelo país. Também inovando seu mix de produtos e até mesmo internacionalizando a marca.
Sim, o que diferencia franqueadores, pode ser o preço de venda, as funções, a
utilização do tempo, a vantagem da localização,etc. Ou então, apenas a percepção que o cliente tem do produto e de seu fornecedor.
O que, um cliente espera da empresa é a satisfação e a qualidade.
Podem até se parecer, mas para sobreviverem, a concorrência têm de se diferenciar em características importantes para dominar diferentes segmentos de mercado. Vendem para clientes diferentes ou oferecem valores, serviços ou produtos diferentes.

2. Em que segmentos, geográficos e de clientes, a Casa do Pão de Queijodeve concentrar os seus esforços?
Resposta:
Deve se concentrar no snack bar, já que hoje é o segmento líder, da Casa de Pão de Queijo. E isso se deve à inovação da linha de produtos, a empresa oferece em suas lojas, além do pão de queijo, outras especialidades.
E a ampliação de suas redes, também aumenta no número de pessoas que freqüentam e consomem na loja.

3. Em sua opinião, a Casa do Pão de Queijo deve tentar adequar o seu mixde produtos às preferências de cada mercado específico em que ela atuar?Existiria um limite máximo para essa adequação, considerando-se o riscode descaracterizar a loja? O que fazem outras redes de fast-food nesseaspecto?
Resposta:
Sim, porque foca um mix de produtos que agrada consumidores dos mais variados perfis. E agindo assim a empresa estará satisfazendo o cliente, se adequando ela dará valor ao que ele deseja.
Hoje, a exigência dos clientes em relação à qualidade aumentou muito, e não dá para as empresas manterem um "padrão" de qualidade em sua produção. O sucesso de uma organização pode ser influenciado por vários fatores, e a superação das expectativas dos clientes em relação a produtos e serviços pode ser um item de grande valor em um mercado competitivo, sendo por isso necessária à cuidadosa escolha do mix de produtos, planejada para interagir adequadamente.
À amplitude do mix desses produtos, deve ser uma amplitude estreita, tendo um pequeno número de categorias. Mas não descaracteriza a loja, porque também terá a própria marca da Casa do pão de queijo.
Em outras redes o mix também é variado.

4. Que estratégias a empresa deve utilizar para penetrar os mercadosestrangeiros? Como você tentaria criar o hábito de consumo de pão dequeijo em outros países? Como você tentaria posicionar a marca "Casa doPão de Queijo"?
Resposta:
Despertar o interesse e curiosidade, por estar bem visível a frente da empresa, com faixas, banners, e até mesmo pelo nome da franquia estar representado com cores fortes, e além do acesso via estacionamento, que pode ser visualizado através de banners masters no espaço reservado para os clientes que queiram fazer suas refeições em um local mais reservado.
O reconhecimento mundial da marca se deve a um programa de marketing bem feito e elaborado à base de pesquisas científicas, fazendo com que, a empresa se firmasse como a 2ª mais admirada no ramo de fast-foods.

5. Como a Casa do Pão de Queijo deve preparar-se para controlar uma redede lojas de franquias igual a duas vezes a rede atual e que contará comlojas no exterior? Que tipos de controles você gostaria de implementarnessa rede? Como controlar, por exemplo, a qualidade dos produtos e dosserviços prestados? Como se certificar de que as taxas de franquiaspagas por cada franqueado estão corretas?
Resposta:
Usando caminhos mais adequados a serem utilizados no sentido do alcance dos objetivos, considerando os recursos disponíveis e a integração entre a organização e o ambiente. Desenvolver planos de ação. Com estratégias empresariais: Que está relacionada à forma de aproveitamento dos recursos físicos, financeiros e humanos.
Planejamento estratégico: que possibilita a definição do caminho a ser seguido pela empresa, objetivando a otimização da integração entre a empresa e o seu ambiente.
Analisando o ambiente externo, verificado oportunidades e ameaças que estão no ambiente da empresa.
Oportunidade – forças ambientais incontroláveis pela organização que podem favorecer a sua ação estratégica, desde que conhecidas e bem aproveitadas.
Ameaças – também incontroláveis, são forças ambientais que criam obstáculos à ação estratégica da organização, podendo ser evitadas se identificadas em tempo hábil.

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