Comentário do Filme: Diabo veste Prada.
O filme ressalta bastante a AMBIGUIDADE da personagem Miranda, administradora com pulso forte e sofisticado, a mulher mais poderosa da moda, presidente da Revista da Runway. Essa mulher tem o poder de fazer o mundo da moda girar a sua volta, beleza, luxo, para ela o mais importante é aparência. Roupas lindas e caríssimas.
No decorrer do filme ela se faz parecer má, exigente e até mesmo arrogante perante seus funcionários e qualquer pessoa que ela julgar inferior e com pouco poder aquisitivo.
Um cargo de assistente poderia abrir as portas para qualquer mulher, e surge essa oportunidade para a recém formada em jornalismo que tinha o sonho de um dia conseguir ser reconhecida profissionalmente e esperava conseguir uma posição Junior de redatora em uma de suas prestigiosas publicações.
Mas aparentemente para Miranda essa garota nunca se encaixaria no perfil, para ela Andy era apenas uma estudante sem estilo, para conseguir entrar para a revista ela precisava mais que determinação. O que Miranda não via é que a garota se recusava fracassar. Ela podia até não ser uma das garotas mais bem vestidas, mas ela é esperta e trabalha duro.
É uma garota que nunca se interessou por moda e, de repente, se vê deslumbrada com o luxo e as grifes. Depois que ela muda o visual já era. Começa a carregar o sentimento de que tudo que usava era inadequado.
Essa AMBIGUIDADE que é mostrada no filme está totalmente relacionada ao consumo. Esse consumo é a utilização das riquezas para satisfazer necessidades e desejos pessoais, nesse caso foi para conseguir alcançar o sucesso e a implacável busca pela excelência de forma séria, e o quanto deve-se sacrificar para se destacar. E ao mudar ela não percebeu que é importante não se comprometer com o sucesso, mas sim ser vitoriosa em seus próprios termos. Ela estava seduzida por esse mundo fabuloso.
O mundo da Publicidade e Propaganda é um mundo onde tem todos os pecados capitais: Gula; Luxúria; Avareza; Ira;Inveja; Vaidade; Preguiça.
A tecnologia é aperfeiçoada para facilitar a vida, novos produtos são lançados com freqüência, muitas vezes, consumimos sem nem sequer raciocinar, ou simplesmente pelo status que eles trazem consigo, quem nunca comprou algo pra impressionar alguém, e quando caímos em consciência, percebemos que nem precisávamos daquilo para sobreviver.
No inicio Andy é uma pessoa de caráter forte e estruturado, como decorrer da historia torna-se cada vez mais preocupada com o sucesso. Tudo o que consegui ver é seu trabalho e se o está executando bem.
Mesmo com sua transformação, não mude que ela é. E decide deixar para tudo traz e acredita estar mudando o mundo todo se desfazendo do conforto.
O filme faz com que fiquemos nos perguntando onde está o equilíbrio entre o consumo e o consumismo?
Mostra os modelos que se envolvem no mundo capitalista. Baseados na Democracia, a liberdade de escolha. Mas a sociedade ti estiga ao consumo, e quer também te ensinar valores.
O individualismo, por exemplo.
A história começa a ser desvelada, e todo mundo é mascarado, não da para entender a funcionalidade da sociedade, que é ditadora, onde tem gente pensando pela gente.
O filme mostra que as pessoas não usam roupas usam marcas...
Você se distância do real, e as marcas começam a ser a realidade.
E o distanciamento do real é fútil, é inútil.
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